domingo, 14 de julho de 2013



1Pe 3.21,22
"21 ¶ a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo;
22 o qual, depois de ir para o céu, está à destra de Deus, ficando-lhe subordinados anjos, e potestades, e poderes."

Quando Deus achou que a humanidade estava perdida, decidiu fazer uma limpeza. Ele mandou um dilúvio que destruiu tudo e matou a todos, menos os que se protegeram na Arca. São Pedro nos diz que esta história simboliza o batismo atual, pois ele também salva os poucos que se submetem a esta cerimônia. Mas ao dizer isto, esclarece que o batismo também é um símbolo da verdadeira salvação daqueles que buscam uma boa consciência diante de Deus, crendo que Jesus morreu por nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia. Assim, o banho dos que se batizam na água, que remove a sujeira do corpo, simboliza a limpeza da consciência daqueles que creem no verdadeiro batismo, ou seja, a morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo (Mc 10.38).
A consciência fica limpa porque agora sabem que não têm mais dívidas para com Deus. Cristo pagou tudo. Os pecados foram perdoados, porque reconheceram que são pecadores, arrependeram-se e creram na salvação proposta por Jesus Cristo.
Na arca, apenas oito pessoas foram salvas. Quando os que se batizaram voltarem para casa e para sua vida rotineira, vão encontrar e se relacionar com milhares de pessoas que “não entraram na Arca”, ou seja, que não creem na salvação oferecida por Jesus. Os batizandos serão tentados a desconfiar de sua própria fé, e passarão por dificuldades a ponto de não entender porque Deus permite tanto sofrimento aos que se tornaram seus filhos.
Por isto a Palavra de Deus enfatiza neste ponto que Jesus, depois de ressuscitado, assentou-se à direita do Todo Poderoso e que tem autoridade sobre anjos, potestades e poderes. Tem poder para controlar todos os seres espirituais que estão à nossa volta, os bons e os ruins.
Não podemos compreender bem este negócio de espíritos, mas a bíblia nos alerta frequentemente para nos protegermos dos maus espíritos, e até para nos revestirmos de uma armadura com capacete, espada e escudos espirituais (Ef 6.10-20).
Quando os batizados (os crentes) acharem que estão perdendo a batalha, deverão se lembrar do que a Bíblia diz neste versículo: Os anjos, as potestades e os poderes estão subordinados ao nosso Senhor Jesus Cristo, o autor da nossa salvação.

(Arildo Louzano da Silveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do serviço? Não!!!? Poste seu comentário, queremos melhorar.