domingo, 28 de setembro de 2014


(Leia 2Co 7.12-16)
Há uma torcida no Brasil que é conhecida como fiel (são estimados em aproximadamente 30 milhões). Mas ser fiel, mesmo, no verdadeiro sentido da palavra, é algo bem mais abrangente.
Jesus nos conta a história de um senhor que saiu de viagem e deixou talentos (valores) com seus servos, para que negociassem. Quando voltou, foi pedir contas. Um deles, que tinha recebido cinco talentos, entregou de volta o dobro, porque tinha negociado bem. Então recebeu do senhor a sentença: “(…) Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” ( Mateus 25:21)
Como podemos ser considerados pessoas fiéis?
O texto de 2Co 7.12-16 nos mostra que há, pelo menos, três maneiras de nos mostrarmos como pessoas fiéis:

I – Demonstrando Preocupação (12)

Num curso de atendimento em grandes empresas somos ensinados a mostrar-nos preocupados com o bem-estar do cliente, sinalizando, assim que ele chega, que já o vimos e que vamos atendê-lo o mais breve possível.
Uma candidata, em propaganda eleitoral, para mostrar aos seus eleitores que se preocupa com o pobre, contou a história de quando sua família passava fome e finalizou: quem passou por isso jamais acabará com programas de combate à pobreza.
Deus quer que nos mostremos preocupados com a sua vontade, e repreendeu o mensageiro da Igreja de Laodicéia, o qual parecia despreocupado ao afirmar: “(...)Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma,(...)” (Ap 3.17)
Para nos mostrarmos fiéis, precisamos mostrar a Deus que estamos preocupados em fazer a sua vontade.

II – Proporcionando Refrigério (13)

Uma prática relativamente nova no Brasil, mas antiga em outros países, é o chamado “Recall”. Quando uma indústria descobre que seus produtos têm um defeito grave, “chamam de volta” seus clientes para corrigirem, no produto, os problemas. Assim passam a eles confiança de que adquiriram um produto seguro.
O Senhor é fiel para conosco, e nos passa confiança, refrigerando-nos a alma, como diz em Salmo 23.3:
“refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.”
A bíblia ensina que pais devem ser fiéis em corrigir seus filhos, pois entre outras coisas isto lhes ajudará a ter refrigério no futuro:
(Provérbios 29:17) “Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma.”
Para nos mostrarmos fiéis ao nosso Pai Celestial, devemos ter atitudes que darão a ele descanso, delícias, refrigério.

III – Prestando Obediência (14-16)

O rei Saul era um homem interessante: Alto, bonito, trabalhador, tornou-se o primeiro rei de Israel e conseguiu liderar um exército capaz de livrar o povo dos principais inimigos da época. Mas cometeu erros graves, e o principal foi não obedecer a Deus de todo o seu coração. Foi para ele a famosa advertência de 1 Samuel 15:22: “(...)Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.”
Quando falamos sobre obediência, falamos em fazer coisas que não queremos, que não são agradáveis. Dou como ilustração a dificuldade que a maioria das pessoas têm para manter o peso ou emagrecer. É tão óbvio o que precisa ser feito, mas as pessoas não conseguem (diminuir a comida ou aumentar a atividade física.)
Para sermos chamados fiéis, devemos ser obedientes até nas pequenas coisas. Deus tem nos dado ordens simples e diretas, como: amar uns aos outros, ir à Igreja, orar, obedecer aos pais, honrar pai e mãe, evangelizar, amar a esposa, ser submissa ao marido.
Sejamos, pois, obedientes, pois Jesus também nos garantiu: “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.” (Jo 15.14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do serviço? Não!!!? Poste seu comentário, queremos melhorar.