domingo, 22 de fevereiro de 2015
(LEIA 2Co 12.11-21)
PAULO E SEUS COLABORADORES CONSTRUÍRAM UM BOM TESTEMUNHO DIANTE DAS IGREJAS E COMUNIDADES.
VEJAMOS NESTE TEXTO ALGUMAS MANEIRAS PELAS QUAIS ESTE BOM TESTEMUNHO FOI CONSTRUÍDO:
I – DEMONSTRAÇÕES DE CAPACIDADE (11,12)
Paulo diz que suas credenciais foram manifestas à igreja de Corinto, por sinais, prodígios e poderes miraculosos. E nós, que não temos estes poderes, como podemos demonstrar nossa capacidade?
Muitas pessoas querem exercer um ministério de pastor ou missionário, mas não têm capacidade. Para que o ministério seja bem executado, é necessário preparar-se e mostrar à comunidade que cumpre as exigências para tal obra. Timóteo (At 16.1-3) foi escolhido por Paulo para acompanhá-lo no ministério do apostolado. A escolha se deu porque este discípulo tinha bom testemunho das cidades de Listra e Icônio. Ainda assim, para que não ficasse nenhuma dúvida, Paulo exigiu que fosse circuncidado, porque seu pai era grego, embora sua mãe fosse judia, e Timóteo ia exercer seu ministério primeiramente entre os judeus nas cidades do Império.
Um exemplo de demonstração de capacidade é o do missionário chamado Valteir, que preparou-se, estudando teologia no IBE (Araçatuba-SP) e linguística na Universidade Federal de Santa Catarina, e foi trabalhar entre o povo Dâw. Seu trabalho, junto com outros missionários, usando os dons espirituais, conhecimentos e técnicas aprendidos nas faculdades, resultaram no resgate daquele povo, como se vê no vídeo disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=1GvSjKhjXiM. Hoje o resultado deste trabalho o credencia para que seja aceito em outros lugares, para expandir o reino de Deus (Valteir fez depois doutorado em linguística, além de outros cursos, e hoje é professor na Universidade Estadual do Amazonas).
II – DEMONSTRAÇÕES DE AMOR
Paulo tinha bom testemunho por causa de seu amor sem limites. O amor de Paulo pela igreja era pra valer. Além de fazer de tudo para não lhes ser pesado, estava disposto até a entesourar riquezas para eles, como um pai faria com seus filhos. Nossa igreja Bíblica de São José do Rio Preto tem sido amada assim, também, por nosso pastor missionário, que, como Paulo, além de não receber sustento ainda tem nos doado bens e recursos.
Quem tem amor sincero, não procura seus próprios interesses. Um missionário bem treinado sabe que as necessidades no campo vão além das espirituais. Por isso aprendem noções de primeiros socorros, alfabetização, e contam com o apoio das igrejas para suprir necessidades básicas do povo a ser evangelizado.
No início da Igreja, uma das primeiras ações dos novos convertidos era vender seus bens e dar aos apóstolos para que estes distribuíssem aos pobres conforme tivessem necessidade. (At 2.44,45; 4.32-37). Lembremos que, pouco antes, Paulo fez um apelo para que fossem generosos na doação aos santos que estavam em dificuldades. Parece que Corinto era um passo para a igreja moderna, em que se retem, sim, os bens, para doar conforme Deus toca no coração.
III – DEMONSTRAÇÕES DE INTEGRIDADE
Ironicamente, Paulo levanta a possibilidade de ele ter sido astuto, e de tentar conseguir algum proveito através dos obreiros que enviou à igreja. Lança então um desafio: Tito vos explorou? Confiava em Tito a ponto de ter a certeza que a resposta seria negativa. E se Tito tivesse explorado a igreja? Tudo o que Paulo disse cairia por terra. Por isso a mensagem do evangelho deve ser acompanhada de uma vida íntegra, para que o bom testemunho seja autenticador da mensagem.
Numa reportagem publicada em 17/07/2012 na Folha Online, o repórter diz que na Igreja Yoido do Evangelho Pleno, na Coréia do Sul, “A estrutura tamanho família da Igreja conta com estantes forradas de envelopes com o nome de doadores. No hall de entrada há caixas eletrônicos para sacar dinheiro.” http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2012/07/1121226-igreja-pentecostal-tem-crescimento-veloz-na-coreia-do-sul.shtml Acessado em 20/02/2015
O reverendo Yonggi Cho, fundador da Igreja, em 2014, “ foi considerado culpado de causar um desfalque no valor cerca de 13 milhões de wons (equivalente a 12 milhões de dólares, ou cerca de 9 milhões de euros) em 2002, ao ordenar à tesouraria que comprasse ações da empresa de seu filho, Cho Hee –jun, a um preço quatro vezes maior que o valor de mercado.” http://www.pulpitocristao.com/2014/02/paul-young-cho-pastor-da-maior-igreja.html#.VOfia3zF_rQ Acessado em 20/02/2015
Há muitos que defendem o reverendo, dizendo que ele, hoje com 79 anos, sempre levou uma vida simples, e que se houve má-fé no caso do desfalque à Igreja foi por ter sido enganado por seu filho, este sim, de caráter duvidoso.
Pode ser que isto tenha explicação plausível, mas a imagem que fica registrada para os que observam de longe, é a de que tem alguma coisa errada na administração da riqueza proveniente dos fiéis. Um pastor deve tomar o máximo de cuidado com este tipo de relação, e foi o que Paulo fez, por exemplo, no caso em que se tornou um dos portadores das doações para os santos da judéia (2Co 8.16-22).
APLICAÇÕES:
Vamos utilizar nossos dons e talentos e esforçarmo-nos para que em nada sejamos inferiores a todos os que se chamam mestres.
Pensemos em como podemos ser úteis e ajudar as pessoas que queremos evangelizar.
Não cobicemos seus bens, caso eles os tenham. O amor do dinheiro é a raiz de todos os males. Cuidemos com nosso testemunho, sejamos íntegros em nosso procedimento, honrando nossas obrigações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do serviço? Não!!!? Poste seu comentário, queremos melhorar.