sábado, 28 de fevereiro de 2015
A IGREJA BEM EDIFICADA
(leia 2Co 12.19-21)
PAULO ORAVA E TRABALHAVA PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA
ELE SABIA QUE PARA HAVER EDIFICAÇÃO, É PRECISO HAVER INSTRUÇÃO, por isso falava “em Cristo, perante Deus”, coisas que eles precisavam entender. O motivo pelo qual estava falando de suas glórias, comparando suas credenciais com as falácias dos falsos mestres, não era uma questão apenas de defender-se, (v. 19).
Provérbios 29:18 diz: “Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.”
Vejamos uma história que ilustra o quanto a instrução, ainda que básica, é importante: “Cinco anos atrás, o Pastor Rasiya Damore era analfabeto e incapaz de ler a Bíblia. Após participar de um programa de alfabetização de adultos, elaborado pela Portas Abertas, ele se tornou um dos 350 adultos, no distrito Jhabua, (…) Nessa região, é comum que as pessoas enganem e levem vantagem sobre os analfabetos. "Aqueles que fazem empréstimos são muitas vezes enganados e recebem o pagamento com um valor menor do que o que está escrito no recibo", Rasiya explica. De acordo com o coordenador de alfabetização deste projeto, uma ênfase é ensinar aos alunos como contar dinheiro, para que eles possam verificar os seus salários, sozinhos.”
https://www.portasabertas.org.br/noticias/2014/08/3256309 Acessado em 24/02/2015.
Portanto, não há dúvida de que para que haja edificação, é necessário haver instrução.
MAS APENAS INSTRUÇÃO NÃO BASTA, PORQUE, PARA QUE HAJA EDIFICAÇÃO, TAMBÉM É PRECISO HAVER PAZ (v. 20)
Marcos 3:25 diz:“se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir.”
Paulo temia que, em vez de apenas gozar da alegria de estar novamente em sua companhia, tivesse que repreendê-los por encontrar entre eles “contendas, invejas, iras, porfias, detrações, intrigas, orgulho e tumultos”, o que lhes tiraria a paz.
Nos Estados Unidos, no século 19, houve uma contenda que dividiu o país em dois, a parte do norte queria a libertação dos escravos, e a parte do sul, não. Este conflito acabou se tornando numa guerra civil. Nesta época Abraham Lincoln, quando ainda era candidato ao senado, proferiu um discurso que ficaria conhecido como o “discurso da casa dividida”, baseado nas palavras de Jesus, de que uma casa dividida contra si mesma não subsistiria.
O conflito finalmente foi resolvido, infelizmente não de forma pacífica, mas a nação voltou a se unir, e assim foi edificada na forma que se vê hoje.
Instrução e paz são necessárias, mas ainda há outra necessidade.
PARA QUE HAJA EDIFICAÇÃO É PRECISO HAVER PUREZA (v. 21)
“Jeca era um caipira de aparência desleixada, com a barba pouco densa, calcanhares sempre desnudos, portanto rachados, pois ele detestava calçar sapatos. Miserável, detinha somente algumas plantações de pouca monta, apenas para sua sobrevivência. Perto de sua habitação havia um pequeno riacho, no qual ele podia pescar. Sem cultura, ele não cultivava de forma alguma os necessários hábitos de higiene. (…) A vida de Jeca muda radicalmente. Ele se cura, volta a trabalhar, reduz a bebida, sua pequena plantação prospera e o trabalhador se torna um homem honrado pelas outras pessoas. A família Tatu agora só anda calçada e, portanto, saudável.”
http://www.infoescola.com/biografias/jeca-tatu/ Acessado em 25/02/2015
Assim como Jeca Tatu, este personagem típico brasileiro, só progrediu na vida depois que compreendeu a necessidade da higiene, mudando seus hábitos, assim também nós precisamos atentar para a necessidade de guardamos uma vida pura, diante de Deus e dos homens. Assim como bactérias e vírus invisíveis e imperceptíveis podem nos fazer adoecer e morrer, também os vírus e bactérias espirituais, embora às vezes pareçam insignificantes, podem nos destruir, e impedir a nossa edificação. Paulo nos adverte em outro lugar: “eis a razão porque há entre vós muitos fracos e doentes, e não poucos que dormem.” (1 Co 11.30).
Portanto Paulo queria dar-lhes instrução, e exortá-los a buscar a paz entre si, e que se arrependessem da impureza, prostituição e lascívia que estavam praticando. Vamos nós fazer o que é necessário à edificação, para a glória de Deus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do serviço? Não!!!? Poste seu comentário, queremos melhorar.