ESTÁ FALTANDO ALGO
(Leia Mc 1.14-22)
Quando Deus criou o homem e a mulher, olhou sua criação e viu que era muito bom. Mas o homem afastou-se de Deus e por isso agora está sempre em falta perante ele, o criador. Deus não está contente com a humanidade. Em sua primeira vinda, Jesus foi a voz de Deus para dizer ao homem que, para agradá-lo, ainda lhe faltava alguma coisa. No texto sugerido para leitura, ao observar a humanidade, em três situações Jesus notou que faltava algo:
1ª SITUAÇÃO: AO POVO FALTAVA ARREPENDIMENTO E FÉ (14,15)
O povo andava em trevas. Fazia, talvez, seus sacrifícios, ia às festas religiosas e frequentava as sinagogas. Outros não iam. Talvez estivessem já sem paciência por causa daqueles que se diziam religiosos mas eram, na verdade, hipócritas. Jesus viu este povo e soube que precisava se arrepender, e crer no evangelho. Como diria Paul Washer, “é verdade que quando nós ouvimos o Evangelho, tem que haver um momento na nossa história, no qual nós nos arrependemos e cremos; e (…) a evidência de que você se arrependeu uma vez no passado, é que você continua se arrependendo hoje. E a evidência de que um dia você creu para salvação, é que você continua crendo hoje.” (*)
2ª SITUAÇÃO: AOS FUTUROS APÓSTOLOS, FALTAVA ABANDONAR TUDO E SEGUIR JESUS (16-20)
Simão Pedro e André, Tiago e João (pelo menos dois deles) eram discípulos de João Batista, já estavam buscando o caminho do Senhor. Já tinham se arrependido e crido no evangelho de João Batista. Mas foram chamados por Deus para uma obra especial, e para servir nesta obra, lhes faltava uma coisa: abandonar tudo e seguir Jesus. Mais tarde, o Mestre ainda disse que “(…) Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.” (Lc 9.62)
3ª SITUAÇÃO: AOS ESCRIBAS, FALTAVA AUTORIDADE (21,22)
Jesus entrou na sinagoga para ensinar, e provavelmente ouviu as preleções dos escribas, que tinham muito conhecimento das escrituras, mas ensinavam de maneira formal e superficial, sem atingir o problema das pessoas em seu dia a dia. Então ele ensinou, falando ao coração dos seus ouvintes, mostrando que entendia o que se passava em suas mentes, e provocando neles admiração, pois “ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas”.
Para o educador Paulo Freire, “a falta de qualificação profissional e competência faz com que o professor perca a autoridade diante da sala de aula, pois sem os subsídios acadêmicos e preparos adequados para o ensino, a educação proposta não será possível.” (**). Os educadores cristãos, além de qualificação e competência, devem ter uma vida transparente e santa, sob a pena de não conquistarem ou perderem sua autoridade.
Concluindo nossa meditação, lembremos de que uma vez certo homem perguntou a Jesus: “que farei para herdar a vida eterna?” e recebeu como resposta: “(...) Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe.” Então o homem protestou: “tudo isso tenho observado desde a minha juventude.” “E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta (...)” (Mc 10.17-21)
Jesus está olhando para mim e para você neste momento. O que ele diria? O que é que nos falta? Falta arrependermo-nos e crermos no evangelho? Falta andar de acordo com a fé que professamos? Terá o Senhor nos chamado para uma obra, e falta deixarmos as coisas do mundo para o servirmos integralmente? Falta-nos qualificação ou moral para dizermos às pessoas: “arrependam-se e creiam no evangelho”? Que possamos, hoje, responder a estas e outras perguntas, e sermos completos para o Senhor, nada nos faltando para agradá-lo.
“Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.” (Tiago 1.4)
( *) Paul Washer - transcrição da pregação proferida na manhã do dia 4 de março de 2014, Na 16ª Conferência Consciência Cristã – VINACC. João Pessoa–PB, Brasil – disponível em http://oestandartedecristo.com/2014/03/08/arrependei-vos-e-crede-no-evangelho-paul-david-washer/ - Acesso em 27/03/2015
(**) Pedagogia da Autonomia - Resenha Crítica Por: Nadine Comaneci Barros Mota, disponível em http://www.isepnet.com.br/website/fala_professor/artigos/RESENHA_PEDAGOGIA_AUTONOMIA.pdf - Acesso em 27/03/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do serviço? Não!!!? Poste seu comentário, queremos melhorar.