domingo, 3 de março de 2019

O maior tesouro (Atos 8.26-40)

Nos acampamentos de carnaval de que participávamos quando jovens, sempre fazíamos brincadeiras emocionantes que envolviam a todos. Uma das preferidas era a “caça ao tesouro”. No site do jornal O Globo, em meados do ano passado, nós lemos que


Em algum lugar da França está enterrada uma pequena estatueta de uma coruja feita de ouro e prata. Quem a encontrá-la ganhará não apenas a escultura original como prêmio, mas será reconhecido como o vencedor da mais longa caça ao tesouro do mundo, que já dura 25 anos. "Sur La Trace de La Chouette d'Or" (algo como "A Caça à Coruja de Ouro", em português) foi um livro ilustrado publicado pela primeira vez em 1993, logo depois que seu autor, Max Valentin, secretamente escondeu a escultura da coruja em um local na França conhecido apenas por ele. [...] Um quarto de século depois, milhares de "chouetteurs" — como os caçadores da coruja se intitulam — continuam estudando os 11 enigmas do livro Max Valentin, que podem ser baixados gratuitamente na internet. Eles trocam teorias em fóruns de bate-papo on-line e se reúnem em encontros anuais. Existe até uma associação criada pelos "caçadores", a A2CO.


A caça ao tesouro mais longa do mundo intriga a França há 25 anos. Site O Globo/Sociedade, 13/08/2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/a-caca-ao-tesouro-mais-longa-do-mundo-intriga-franca-ha-25-anos-22973888 Acesso em 03 mar. 2019.


No parágrafo de Atos 8.26-40, encontramos a história de um eunuco etíope, que era superintendente do tesouro do seu país, mas buscava para si um maior tesouro, o tesouro espiritual. Sendo um alto oficial, estava acostumado a elaborar estratégias e tomar grandes decisões. E o eunuco tomou pelo menos quatro grandes decisões que o levaram a conquistar o seu verdadeiro tesouro.


Primeira grande decisão: Buscou o Deus revelado nas escrituras sagradas (26,27)


Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi. Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém,


Sendo um homem bem-sucedido, abastado, culto, leu nessas escrituras os relatos de Moisés sobre a criação, o dilúvio, a saga de Abraão e seus descendentes, a história do próprio Moisés, cujo Deus poderoso subjugou os deuses do Egito (Êxodo 12.12), país que ficava ao norte da Etiópia. Tomou então a decisão de buscar esse Deus, e certamente o comunicou à Rainha, que por meio de seu alto oficial, repetiu o nobre feito de sua antecessora (1º Reis 10.1) elogiada pelo próprio Senhor Jesus em Mateus 12.42: “A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com esta geração e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão”.


A história da Etiópia está documentada como uma das mais antigas do mundo. Na Wikipédia nós lemos que,


Junto com os países vizinhos de Eritreia, Sudão, Djibouti, Somália e Somalilândia, esta região hospedou também o Império de Axum. A origem de Axum, por sua vez, remonta ao reino de Sabá (ou Shebah), no Iêmen, referido na Bíblia, que, por volta do ano 1000 a.C., se estendia, aparentemente, por todo o Corno de África e por parte da Península Arábica. Desde aproximadamente o século IV a.C. os gregos chamavam de "Etiópia" a todos os países com população de raça negra, sem distinguir reinos nem países. Portanto, a Etiópia, segundo os gregos poderia ser a Núbia do sul de Egito e Sudão, ou poderia ser o Império de Axum, que se concentrava nos arredores da Eritreia e ao norte da própria Etiópia, mas não há certeza histórica sobre isso. Fontes gregas referem que o Império de Axum era extremamente rico no século I e a cidade de Adúlis (que fica no país vizinho da Eritreia) é frequentemente mencionada como um dos mais importantes portos de África. Documentos oficiais, contudo, colocam a cidade de Axum como a capital onde se encontrava a corte da Rainha de Sabá. Esse reino tinha, no século II, direito de receber tributos de estados da Península Arábica e tinha inclusivamente conquistado o Reino de Cuche, no actual Sudão. Há indicações do carácter cosmopolita desse reino, com populações judaicas, núbias, cristãs e mesmo minorias budistas.


História da Etiópia. Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Eti%C3%B3pia  Acesso em 28 jan. 2017, citando a fonte: Ancient African History – Ancient Abyssinia. Sankofa Project Guide.


O interesse do tesoureiro etíope em conhecer a Deus poderia nos levar a meditarmos: como é o Deus que conhecemos? Quem nos influenciou durante a vida para criar um conceito sobre quem é Deus? Uma personalidade famosa, apresentadora de programas infantis, consumava chamar Deus de “o cara lá de cima”; alguns pais, ao falar com Deus na presença de seus filhinhos, o invocam como “papai do céu”. Um amigo crente, já falecido, compartilhou que tinha dificuldades psicológicas quando pensava em Deus como uma figura paterna, porque a ideia que ele tinha de um pai não era encorajadora. Seu pai era um homem rico, amante de sua mãe, que não lhe dava atenção, como dava para seus outros filhos, frutos do casamento legítimo que mantinha paralelamente. Se ele dependesse apenas desse conceito paterno para conhecer o Deus verdadeiro, provavelmente iria odiá-lo em vez de amá-lo. Mas, para sua felicidade, converteu-se a Jesus Cristo e passou a aprender qual é o verdadeiro caráter do Deus que se revelou na Bíblia Sagrada. O eunuco etíope seguiu pelo mesmo caminho. Tomou a grande decisão de conhecer o Deus das Escrituras.


Segunda grande decisão: Ocupou o seu tempo lendo as escrituras sagradas (28,29)


[...] estava de volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaías. Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o.


De acordo com o Google Maps (1), a distância entre Jerusalém e a Etiópia moderna, via A1, é de 131 h (4.204,6 km). A Etiópia mencionada neste texto, porém, pode estar se referindo a um lugar mais próximo, como o Sudão, no sul do Egito, cuja distância, então, seria cerca de 106 h (2.549 km) via A1 (2).


(1) Disponível em: https://www.google.com.br/maps/dir/Jerusal%C3%A9m,+Israel/Eti%C3%B3pia/@20.1827035,26.4993529,5z/data=!3m1!4b1!4m14!4m13!1m5!1m1!1s0x1502d7d634c1fc4b:0xd96f623e456ee1cb!2m2!1d35.21371!2d31.768319!1m5!1m1!1s0x1635d0cedd6cfd2b:0x7bf6a67f5348c55a!2m2!1d40.489673!2d9.145!3e0 Acesso em: 28 jan. 2017.


(2) Disponível em: https://www.google.com.br/maps/dir/Jerusal%C3%A9m,+Israel/Cartum,+Khartoum,+Sud%C3%A3o/@23.419318,23.8635836,5z/am=t/data=!3m1!4b1!4m13!4m12!1m5!1m1!1s0x1502d7d634c1fc4b:0xd96f623e456ee1cb!2m2!1d35.21371!2d31.768319!1m5!1m1!1s0x168e8fde9837cabf:0x191f55de7e67db40!2m2!1d32.5598994!2d15.5006544 Acesso em: 28 jan. 2017.


Os viajantes de hoje têm recursos extraordinários. Um dia minha esposa e eu viajamos para Ribeirão Preto numa van alugada. O motorista acionou o ar condicionado e ligou a TV, que passava um filme de comédia. O tempo passou tão rápido, que nem percebemos quando chegou no destino. Se você não é um escravo do trabalho, como muitos acabam se tornando nestes tempos modernos, talvez tenha alguns momentos durante o dia para relaxar. Nestes momentos, como você aproveita o tempo? Alguns gostam de jogar “games”, outros, de ver televisão, outros gostam de sair, mas os que amam o Senhor sempre reservam um pouco de tempo para a leitura da Bíblia, diariamente. O eunuco estava assentado confortavelmente em seu carro, enquanto o condutor e sua escolta o dirigiam naquela longa viagem. Que fazer durante todo o tempo do trajeto? Ele veio prevenido. Tinha consigo um rolo do profeta Isaías, para passar o tempo. O eunuco etíope tomou a grande decisão de ocupar seu tempo lendo as escrituras sagradas.


Terceira grande decisão: Procurou compreender melhor as escrituras sagradas (30-34)


Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo? Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca. Na sua humilhação, lhe negaram justiça; quem lhe poderá descrever a geração? Porque da terra a sua vida é tirada. Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro?


A leitura da Bíblia às vezes nos traz momentos de grande esclarecimento, às vezes nos deixa com muitas dúvidas. Há passagens difíceis de se compreender. O motivo de ficarmos em dúvida a respeito de algumas passagens bíblicas pode ser falta de experiência, falta de persistência, até mesmo falta de fé. Quando eu era jovem, descobri que a Escola Dominical era grande fonte de conhecimento. Costumava dizer que mais da metade do conhecimento que tinha adquirido da Bíblia vinha de minha perseverança em assistir às aulas aos domingos de manhã. É que, às vezes, precisamos da ajuda de irmãos para que possamos abrir nossas mentes para alguns detalhes. Às vezes o professor, ou até mesmo outros alunos, têm informações que são a chave para a compreensão dos textos difíceis.


O pastor e escritor Tim Lahaye, em seu livro intitulado “Como estudar a Bíblia Sozinho” (3), na página 82, aconselha os leitores a adquirirem bons livros para auxiliarem seus estudos, e até sugere alguns que foram muito úteis para ele mesmo: Manual Bíblico – Halley; concordância, baseada na edição ''Revista e Atualizada".; Dicionário da Bíblia de John D. Davis e o "Novo Dicionário da Bíblia", Edições Vida Nova; Novo Comentário da Bíblia – Edições Vida Nova; Harmonia dos Evangelhos de S. L. Watson e W. E. Allen; Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, de Myer Pearlman; Mais que um Carpinteiro, de Josh McDowell.


(3) LAHAYE, Tim. Como Estudar a Bíblia Sozinho. Venda Nova (MG): Editora Betânia,1984.


Mas, espere um pouco, por que Lahaye indica tantos livros auxiliares, se disse que era para estudar a Bíblia sozinho?! Sim, mas não tão sozinho, conforme a própria Bíblia dá a entender nos versículos abaixo:


  • Provérbios 1.8 Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.
  • Provérbios 13.14 O ensino do sábio é fonte de vida, para que se evitem os laços da morte.
  • 1 Coríntios 4.17 Por esta causa, vos mandei Timóteo, que é meu filho amado e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo Jesus, como, por toda parte, ensino em cada igreja.
  • 1 Timóteo 4.13 Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.
  • 1 Timóteo 5.17 Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.

O eunuco tomou a grande decisão de conhecer melhor as Escrituras, e, que bom que tinha Filipe por perto!


Quarta grande decisão: Converteu-se ao Caminho revelado nas escrituras sagradas (36-40)


Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado? Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo. Mas Filipe veio a achar-se em Azoto; e, passando além, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.


De nada valeriam as grandes decisões anteriores, se o eunuco etíope não tivesse tomado esta última grande decisão. Depois do batismo, cada um seguiu o seu caminho, mas o eunuco já não era mais o mesmo homem. Agora ele estava cheio de júbilo, um dos frutos do Espírito Santo, que certamente agora nele habitava. Se ele não tivesse decidido naquela hora, será que haveria nova oportunidade?  Será que, noutra estrada deserta, O Espírito iria enviar outra vez um Filipe para lhe explicar de novo o evangelho? Improvável. Paulo exorta os Coríntios a não perderem oportunidades como estas, em 2ª Coríntios 6.1,2  “E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus  (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação)”;


O Eunuco teve uma grande oportunidade, e tomou a grande decisão de obedecer ao evangelho, pedindo para ser batizado, dando seu testemunho diante de todos os seus servos que faziam parte da comitiva, e de quem mais quisesse presenciar a cerimônia, que demonstrava sua nova fé em Jesus, o Filho de Deus.


Conclusão


Este parágrafo de Atos nos falou de grandes decisões, que levaram um homem a encontrar o seu maior tesouro. Ele também fala da importância da obediência (Filipe obedeceu e ganhou uma alma); da alegria motivada pela obediência (o eunuco obedeceu e ficou alegre); e da recompensa da obediência (Filipe foi honrado por ter sido arrebatado para uma nova missão). Pode ser que você tenha gostado deste artigo. Talvez Deus tenha tocado no seu coração para você começar a mudar alguns hábitos. Talvez você ainda não tenha tomado a maior decisão de sua vida, a de aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador, entregar sua vida a ele, confessando e se arrependendo dos seus pecados. Faça como o eunuco etíope. Seu interesse por ler este artigo pode indicar que está buscando o Deus revelado na Bíblia Sagrada. Você decidiu dedicar algum tempo para a leitura, e prestou atenção na explicação da Palavra de Deus. Agora, eu te convido a “parar o carro”, olhar para as águas da oportunidade que estão à sua volta, e se fazer também a mesma pergunta: “que impede que seja eu batizado?” Ou, “que impede que eu me torne um filho de Deus pela fé em Jesus Cristo”? ou, “que impede que eu atravesse a ponte sobre o abismo do pecado que me separa de Deus, o Pai?” Ou, “que impede que eu abandone hoje mesmo todos os meus vícios, toda a minha amargura, todo o meu orgulho, ou o que quer que seja, e me renda à vontade do Senhor para minha vida?” Que impede?... Neste momento eu estou orando por você, amado leitor.


(*) Foto do cabeçalho: A escultura da coruja em pleno voo, feita pelo artista Michel Becker Foto: Reprodução. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/a-caca-ao-tesouro-mais-longa-do-mundo-intriga-franca-ha-25-anos-22973888 Acesso em 03 mar. 2019.


Este e outros artigos deste Blog fazem parte do livro "A Igreja em Expansão (Atos 6 a 14)", disponível em um dos links abaixo:

https://amzn.to/3mNu7vL (Livro impresso)

https://amzn.to/3sJCOej (e-book)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do serviço? Não!!!? Poste seu comentário, queremos melhorar.