terça-feira, 3 de novembro de 2015

Desvio perigoso



(Leia Mc 12.18-27)

Hoje, dia 1º de novembro, estamos entre duas datas importantes: o dia da reforma e finados. A reforma propôs corrigir os erros históricos da Igreja, baseando-se nas Escrituras. O dia de finados é um feriado católico em que muitas pessoas oram pelos mortos, o que, segundo nós, protestantes, entendemos, é um erro. Devemos orar muito pelas pessoas, mas enquanto ainda estão vivas. Há muitas pessoas morrendo espiritualmente, porque não reconhecem o caminho do Senhor, e se desviam por todos os tipos de caminho, rumando para a morte. Este texto nos fala de pessoas que estavam errando, desviando-se do caminho de Deus. O seu desvio estava relacionado com a sua atitude para com as sagradas Escrituras.

Visão tendenciosa

Os Saduceus foram até Jesus para fazer uma pergunta, mas já estavam pré-dispostos a não acreditar na ressurreição, nos milagres, nem na existência de anjos. Muitas vezes podemos nos ver assim, lendo a Bíblia sem estarmos dispostos a ceder quanto às nossas convicções pré-estabelecidas. Olhamos as Escrituras com uma visão tendenciosa, querendo achar nela subsídios para apoiar somente o que já estamos dispostos a acreditar. Quem sabe estejamos confiando demais em nosso coração, que é “desesperadamente corrupto” (Jeremias 17.9). Deus indignou-se com as pessoas do povo antigo, que “sempre erram no coração” (Hebreus 3.10) e que não conheceram os caminhos de Deus. Paulo diz que alguns israelitas, “quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles” (2Co 3.15,16). Para não nos desviarmos do caminho de Deus, devemos abandonar a visão tendenciosa, e estudar as Escrituras de mente e coração abertos.

Leitura superficial

Oséias 4.6 aponta um grande perigo que pode levar à destruição de uma comunidade: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” Muitas pessoas assistem filmes e outras representações de histórias bíblicas, e ficam se perguntando se aqueles acontecimentos estão mesmo na Bíblia. Acontece que estas produções de entretenimento, por mais que tentem ser fiéis aos textos bíblicos, precisam enfeitar, inserir personagens, dramatizar, de forma que se tornem atraentes para o público, pois, é claro, uma produção assim precisa ter retorno financeiro. Se quisermos, de fato, conhecer o que a Bíblia diz, a leitura de seu texto integral é absolutamente necessária. Quase seis milhões de pessoas prestaram a prova do ENEM, em todo o país,semana passada. Para conseguir uma boa nota, entrar numa faculdade ou conseguir uma bolsa de estudos, muitos candidatos estudaram exaustivamente o ano inteiro. Há pessoas dizendo que fizeram a prova sem estudar e conseguiram uma nota razoável, mas não é bem assim. Na verdade, se valeram dos estudos feitos anteriormente, em algum ponto de sua vida. Se nós quisermos passar com boa média nas provas de Deus, temos que nos esforçar nos estudos, ou alguém pensa que podemos fazer as provas de Deus sem estudar? A leitura superficial das Escrituras, sem aprofundamento, é um dos motivos pelos quais nos afastamos do caminho de Deus.

Desconhecimento do poder de Deus

Falando ainda sobre os israelitas, Paulo disse que, se “algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado" (2Co 3.15,16). O véu, que impede a visão clara da verdade, precisa ser removido por meio da conversão, um milagre que Deus opera naquele que crê no evangelho e se arrepende dos seus pecados. O evangelho “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1.16). O próprio Cristo é chamado “o poder de Deus” em 1Co 1.24.

As pessoas se desviam do caminho de Deus, por deixarem de crer que ele ressuscita os mortos, que ele é poderoso para fazer muito mais do que pedimos ou pensamos. Ele cumprirá também o juízo, do qual nos tem alertado.

Deus pode fazer e faz muitos milagres. Ele fez o mar se abrir para passarem os filhos de Israel. Ele ressuscitou Jesus dentre os mortos. Ele vai nos ressuscitar no último dia, e vai dar a vida eterna para alguns, mas para outros, vergonha e horror eterno (Dn 12.2). Precisamos crer nisto.

Atentemos, pois, às palavras de 1Pe 2.1-4: “Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso. Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa”

Ler a Bíblia de mente e coração abertos, estudar diligentemente a Palavra de Deus, e crer no seu poder, estas atitudes nos ajudarão a nos conservarmos no caminho de Deus, pois o desvio é perigoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do serviço? Não!!!? Poste seu comentário, queremos melhorar.