terça-feira, 26 de maio de 2015


“Frutos”

(Leia Mc 4.1-20)

Jesus veio e semeou a palavra de Deus, esperando que ela desse fruto. Mas a semente caiu em solos diversos, e alguns não produziram o fruto desejado. Atitudes negativas anulam o efeito da Palavra de Deus e podem impedir que ela produza em nós os devidos frutos. Neste texto podemos ver que há pelo menos três atitudes negativas que impedem a Palavra de frutificar em nossas vidas:


Primeira atitude negativa: Permanecer junto ao caminho (4,11-15)

Quem está à beira, ou junto ao caminho, é uma pessoa que tem pressa, como quem anda numa avenida. Tem o coração endurecido, como o chão batido ou pavimentado de uma estrada. A semente da Palavra de Deus não tem chance de entrar neste solo, permanecendo na superfície e facilmente arrebatada pelas “aves”, que aqui representam Satanás. São pessoas que nunca vão se arrepender, porque Deus permitiu o endurecimento de seu coração, uma vez que não o buscaram nem o glorificaram. Estes podem representar os que pecaram o “pecado imperdoável” de não darem crédito ao Espírito Santo que lhes fala sobre “o pecado, a justiça e o juízo” (Jo 16.8).

Segunda atitude negativa: Tratar a Palavra com superficialidade (5,6,16,17)

Não aprofundar as raízes é como receber um documento importante, lê-lo superficialmente e deixá-lo de lado, desviando a atenção para algo “mais interessante”. Quando estudamos uma matéria nova na escola, os professores geralmente nos dão um exercício de fixação, para que o ensino seja bem firmado em nossas mentes. Precisamos guardar a palavra no coração para não pecar. (Salmos 119:11) “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” A Palavra de Deus é como uma lanterna que precisamos ter sempre à mão, para andarmos na escuridão do mundo (2 Pedro 1:19) “Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração,”
Um solo rochoso, sem profundidade, é como alguém que fica firme quando está tudo bem, mas quando as coisas ficam difíceis, deixam de lado o compromisso com Cristo.

Terceira atitude negativa: Permitir que os espinhos a sufoquem (7,19)

É fácil para nós ficarmos fascinados com um celular novo, um carro novo, tecnologias novas, com a possibilidade de adquirir e desfrutar de riquezas. Vivemos em um tempo rico em entretenimento. Antigamente tínhamos poucos canais de televisão, que funcionavam a partir das 11 da manhã e encerrava suas atividades por volta das 22 horas. Hoje, Podemos ficar 24 horas por dia somente nos entretendo com TV e Internet, em academias e bares noturnos, e isto facilmente apagaria o Espírito em nossas vidas.

Os versículos 8,9 e 20 falam da semente que caiu em boa terra. Este solo, sim, produz fruto, como deveria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do serviço? Não!!!? Poste seu comentário, queremos melhorar.