domingo, 27 de setembro de 2015

A Vida Eterna


(Leia Mc 10.17-31)

Somos mortais, mas vivemos tentando achar um jeito de prolongar a vida. Nos tempos modernos, pelo que temos conhecimento, os que conseguiram viver mais tempo, chegaram à faixa dos 120 anos.

Na revista - Super Interessante de Fevereiro de 2010, (1) João Vito Cinquepalmi divulga um quadro chamado "A luta (da humanidade) contra a morte", mostrando como, durante 1 000 anos de estudo, a ciência entendeu, aos poucos, como adiar o fim da vida.

**************************************************************************
Anos:

1000
Nada de limpeza ou dieta: o pessoal compartilhava as casas com animais e comia a valer, numa dieta de pães, queijos e cerveja.

1675
O cientista holandês Antony van Leeuwenhoek descobre uma das maiores causas de mortes da época: as bactérias. Mas só no século 19 é que se descobriu a relação delas com nossas doenças.

1785
Morre a primeira pessoa registrada como a mais velha do mundo: o norueguês Eilif Philipsen, com 102 anos.

1796
Testes com o que seria considerada a primeira vacina. O médico inglês Edward Jenner percebe que uma pessoa contaminada pela varíola bovina - forma mais branda da doença - não pegaria a humana. Na época, 40% dos infectados pela doença não sobreviviam.

1850-1885
Louis Pasteur desenvolve a pasteurização, que elimina micróbios dos alimentos.

1854
Descoberta de que uma epidemia de cólera em Londres foi causada por água contaminada. É o primeiro passo para o desenvolvimento dos sistemas de saneamento, um grande motivo para o aumento da expectativa de vida no século 20.

1895
Criação do raio X, que permitiria diagnósticos mais precisos de doenças como tuberculose.

1900
O homem só prolongou sua vida média em 7 anos desde o ano 1000, por ainda ser um novato em questões de higiene e saneamento. (Só no fim do século 19, por exemplo, prova-se que médicos deveriam lavar as mãos com cloro antes de fazer um parto.)

1928
Aos 113 anos, morre a americana Delina Filkins, que manteve o recorde de mulher mais velha do mundo até 1955. Ela viveu toda a vida dentro de um raio de 16 quilômetros da fazenda em que nasceu.

1929
Alexander Fleming descobre a penicilina, 1º antibiótico do mundo. Começaria a ser ministrada em pessoas 10 anos depois.

1953
Os cientistas James Watson (americano) e Francis Crick (inglês) publicam um artigo sobre a estrutura em espiral do DNA, que ajuda a entender a herança genética.

1997
Aos 122 anos, morre a francesa Jeanne Louise Calment, a pessoa que mais viveu no mundo até hoje. Louise andou de bicicleta até os 100 anos e morou sozinha até os 110. Dizia que azeite na comida, vinho e chocolate a ajudaram a viver mais.

2003
Conclusão do mapeamento genético humano, o que poderá permitir a identificação de genes causadores de doenças.

2008
Recorde na quantidade de pessoas com mais de 110 anos no mundo: 92 super-centenários. Em 1990, eram 28 pessoas. Em 1980, 11.

2010
Expectativa de vida: 68 anos. A japonesa Kama Chinen é a pessoa mais velha do mundo, com 114 anos.

2015-2020
O mundo terá mais idosos (acima de 65 anos) do que crianças, pela primeira vez.

2040
Estimativa de 1,3 bilhão de pessoas com mais de 65 anos - eram 506 milhões em 2008.

**************************************************************************

Mas em Mc 10.17-31, a Bíblia nos fala de uma maneira melhor e totalmente eficaz de se conseguir viver muito. Na verdade, viver para sempre. Os que alcançaram esta garantia do Senhor apresentam pelo menos três sintomas:

I - OBEDECEM AOS MANDAMENTOS (17-22)

"E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades."

a) Guardar os mandamentos

Embora sejamos salvos pela graça de Deus, não pelos mandamentos, não estamos isentos de cumpri-los. Quem é salvo, nascido de novo, tem o Espírito Santo habitando dentro de si e, portanto, não vai deixar de obedecer seus próprios preceitos. Que privilégio para um homem poder dizer que guarda irrepreensivelmente os mandamentos de Deus desde a juventude! É um motivo de muito orgulho. O único problema é que o maior esforço do homem ainda não atinge o nível de santidade digno de agradar a Deus. Àquele diligente cumpridor da lei e dos seus deveres ainda faltava uma coisa: a sinceridade de coração para aceitar o amor de Deus sem reservas.

b) A vida eterna

Há pelo menos duas referências importantes à vida eterna, no antigo testamento, uma no começo e outra perto do final:

Gênesis 3.22 Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.

Daniel 12.2 Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.

c) O detalhe que falta

Vender todos os bens e dar aos pobres - será que era um teste como o de Abraão, ao chegar bem perto de sacrificar seu filho Isaque? Jesus não era contra as pessoas possuírem bens. Em Lc 8.2,3 lemos: "(...) e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens".

A proposta feita ao homem era de uma aplicação financeira no banco eterno de Deus. Jesus costumava fazer perguntas ou desafios para testar a sinceridade do coração. À mulher samaritana, ele manda chamar o seu marido. À mulher sírio-fenícia, fez comparar-se um cãozinho que comia migalhas que caíam da mesa dos judeus. Aos discípulos em tribulação no meio do mar, quando o viram andando sobre as águas, fez menção de que ia passar adiante deles.

d) Contrariado e triste

Ficamos contrariados e tristes quando as coisas não acontecem segundo as nossas expectativas. Temos tido esperanças de que Deus nos dará o que merecemos. Somos como o irmão do filho pródigo. Às vezes, servimos fielmente nosso patrão, nosso chefe, nossa igreja, esperando que um dia sejamos reconhecidos, mas quando surge uma oportunidade de sermos promovidos, de ocuparmos uma posição de destaque, dão o lugar para outro e nos sentimos desprezados. Não conseguimos o que desejávamos, porque nos faltava qualificação. Na empresa onde eu trabalho, eles costumam chamar isto de "perfil". Quando acham que você não serve para determinada função, dizem que você não tem "perfil". É muito triste ouvirmos isto de alguém, porque é uma reprovação do nosso modo de ser. O que está em jogo quando alguém nos analisa assim não é a nossa competência, a nossa responsabilidade, a nossa dedicação. O "perfil" é uma coisa que nem sabemos o que é. Não sabemos o que está na mente do nosso chefe, para nos moldarmos e adquirirmos o formato de personalidade que o agrada. Não servimos e pronto! Jesus, porém, não deixou o homem nesta situação. Ele disse objetivamente o que lhe faltava. Era uma simples prova de fé e obediência.

II - DESPRENDEM-SE DAS COISAS DO MUNDO (23-27)

"Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: Então, quem pode ser salvo? Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível."

a) O peso das riquezas

1 Timóteo 6.17 diz: “Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento;”

Provérbios 30.7-9 é uma oração que diz: “Duas coisas te peço; não mas negues, antes que eu morra: afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus.”

Em um artigo no site da BBC Brasil (2), Maria Atanasov reproduz o depoimento de alguns homens ricos, participantes de um estudo. Eis alguns trechos:

"(...) Impossível abrir mão do dinheiro - Outra pessoa que pediu anonimato disse que preferia ter ganhado sua fortuna aos poucos. Ela ganhou US$ 20 milhões vendendo o seu negócio de tecnologia.”

"Eu queria ser rico e consegui. Mas acho que talvez não tenha valido a pena. Um caminho mais lento até a fortuna talvez teria sido muito mais saudável para a minha carreira e vida em geral."

“Ele aponta um fator curioso entre os milionários: pode até ser que alguém tivesse perdido muitas coisas ao ficar muito rico, mas ninguém quer abrir mão do seu dinheiro para voltar à condição financeira anterior.”

"É impossível abrir mão de dinheiro. Talvez não valha a pena ser rico. Mas quando você chega lá, quer ficar ali para sempre."

Um homem sem fé apega-se às coisas palpáveis. Um homem de fé, atenta para as coisas que não se veem, conforme 2Coríntios 4.18: “não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” E Hebreus 11.1: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”

b) Possível para Deus

As pessoas mais improváveis podem se converter. O apóstolo Paulo foi um exemplo bem radical. Um missionário no México, chamado Luiz Alegria, conta a história da um traficante, chefe de gangue, que, depois de assistir à sua palestra, interessou-se e comprou todo o material do missionário para distribuir aos seus "funcionários", que junto com ele vieram a se converter.

Íris Abravanel, uma das mulheres mais ricas do Brasil, contando à revista “Isto é” (3) a experiência de sua conversão, diz que no dia seguinte, foi atrás de uma Bíblia para saber quem é Jesus. “O José quis me dar a dele”, disse. ”E eu não quis. Aí, ele me disse: ‘Dona Íris, a senhora tem tudo. Esse é o melhor presente que eu posso lhe dar e a senhora não quer aceitar?!’ Foi a primeira lição que tive. Como somos soberbos.”

III - CONFIAM EM JESUS (28-31)

"Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos. Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna. Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros."

a) Ressarcimento

Jesus garante que seus seguidores terão tudo o que necessitam, em abundância. Os recursos deste mundo são para nós utilizarmos, mas não adorarmos. Todo sacrifício que porventura fizermos para seguir Jesus, será reconhecido pelo Pai, que nos recompensará. E não é preciso ter dinheiro ou bens próprios para ter uma vida confortável. É possível viver com coisas doadas e emprestadas, como viveu Jesus.

Num artigo intitulado "Viver sem dinheiro" (4), lemos que, "nos Estados Unidos, um homem das cavernas moderno vive em grutas no deserto de Utah, mantém um blog e participa ativamente da comunidade. Na Alemanha, uma avó viaja de uma cidade a outra para pregar o desapego aos bens materiais. No Reino Unido, um ex-economista sem conta no banco nem dinheiro no bolso empenha seu tempo em recrutar voluntários para uma comunidade autossustentável. Em comum, eles tomaram a decisão de nunca mais ter dinheiro. O americano Daniel Suelo, 50 anos, doou seus últimos dólares em 2000. A lituana radicada alemã Heidemarie Schwermer, 69 anos, nem chegou a ter um euro. Quando a moeda entrou em circulação, em 2002, já fazia seis anos que a simpática senhora não via a cor do vil metal. Já o irlandês Mark Boyle, 32 anos, em jejum financeiro desde 2009, garante que não ter dinheiro é sinônimo de liberdade, não de dificuldade".

b) Com perseguição

Perseguição faz parte da disciplina dos filhos de Deus.

c) Primeiros últimos e últimos primeiros

Quem tem privilégios agora poderá não ter no futuro. Quem vive vida regalada agora poderá ser "pobre" no porvir, ou até ter destino pior, como vemos na história do rico e de Lázaro (Lc 16.19-31).

Mateus 20.8 Ao cair da tarde, disse o senhor da vinha ao seu administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos, indo até aos primeiros.

Lc 13.29,30 Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus. Contudo, há últimos que virão a ser primeiros, e primeiros que serão últimos.


Assim, aprendemos que guardar os mandamentos, desprender-se do mundo e confiar na palavra de Jesus, são sintomas de quem recebeu a vida eterna. Seguir sua direção, mesmo que isto represente abandonar seus projetos, seus direitos, seus desejos, é sinal de quem entra no reino de Deus e alcança a vida eterna. João 3.36 diz: “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.”

REFERÊNCIAS:

(1) (Você pode ser imortal - João Vito Cinquepalmi - Super Interessante – Edição 275 - Fevereiro de 2010 – Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/voce-pode-ser-imortal - Acesso em: 25-09-2015)
(2) (Maria Atanasov - "Milionários revelam o 'lado ruim' de ser rico demais" BBC BRASIL - 3 outubro 2014 Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/10/141002_vert_cap_milionarios_dg Acesso em: 19/09/2015)
(3) (Entrevista de Íris Abravanel por Rodrigo Cardoso - Isto é - Entrevista N° Edição: 2248 | 07.Dez.12 - Disponível em:
http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/259642_ESTOU+PENSANDO+EM+NEGOCIAR+UM+AUMENTO+NO+SBT+ - Acesso em: 19/09/2015)
(4) (Viver sem dinheiro - Rachel Costa - Isto é - Comportamento N° Edição: 2223 | 15.Jun.12 - Disponível em: http://www.istoe.com.br/reportagens/214114_VIVER+SEM+DINHEIRO - Acesso em: 20/09/2015)

Um comentário:

Gostou do serviço? Não!!!? Poste seu comentário, queremos melhorar.