quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O líder cristão


(Leia Mc 10.32-45)

Quem não quer ser o chefe? É bom mandar, não é? A gente fica imaginando como é boa a vida do nosso chefe. Ele nem precisa trabalhar. Só manda e as pessoas fazem, depois ele recebe todo o mérito. Há lideranças que são naturais, como a do marido sobre a mulher, dos pais sobre os filhos, do irmão mais velho sobre o mais novo, do professor sobre as crianças que ensina. E há também lideranças especiais, cujo líder é alguém que se destacou na sua comunidade, no seu país ou mesmo no mundo, como os prefeitos, governadores, e presidentes. Jesus é o maior líder do mundo. O Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Seu modo de liderar é um exemplo a ser seguido.

O líder cristão se comporta conforme o exemplo de Cristo. Neste texto estão destacados três exemplos de liderança, que devem ser seguidos pelos líderes cristãos.

I - Exemplo de Coragem (determinação) (32-34)

Estando de caminho, subindo para Jerusalém, Jesus ia adiante dos discípulos. Eles se admiravam e o seguiam tomados de apreensões. Jesus passou a revelar-lhes as coisas que lhe deviam sobrevir, que seria entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; condenado à morte e o entregue aos gentios; seria escarnecido, açoitado e assassinado; mas, depois de três dias, ressuscitaria.

a) ia adiante - liderava

À frente dos discípulos, Jesus ia resoluto, mesmo sabendo dos perigos e dos sofrimentos que ia enfrentar. Não podia ser diferente. Alguém tinha que fazer isto, e Jesus sabia que este alguém era ele.

Um dos exemplos mais comuns de liderança natural é o caso do marido no lar. O marido que é, de fato, cristão, lidera a esposa e os filhos corajosamente, tomando para si as responsabilidades. A mulher jovem, que pretende se casar, não deve escolher um pretendente pelo porte físico ou pela condição social somente, mas sobretudo pelo caráter, observando como ele se comporta diante de situações em que tenha que assumir a liderança.

b) tomados de apreensões

Os discípulos estavam tomados de apreensões. Sabiam que estavam entrando cada vez mais fundo em terreno perigoso, mas seguiam o Mestre. Nós temos que nos submeter à liderança, quando acreditamos que o líder é guiado por Deus. A maioria de nós está pronta para se arriscar, para avançar numa tarefa difícil, se tiver um líder que vá à frente. Mas precisamos escolher bem nossos líderes, para não cairmos em armadilhas. Há muitos líderes, no mundo, como Jim Jones, que guiou mais de 900 pessoas ao suicídio, uma grande tragédia (1).

II - Exemplo de Ponderação (35-40)

Inacreditavelmente, num momento tão inoportuno, se aproximaram dele Tiago e João, pedindo-lhe que, na sua glória, se assentassem um à sua direita e o outro à sua esquerda. Mas Jesus disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado? Eles achavam que sim. Jesus advertiu: "Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis o batismo com que eu sou batizado; quanto, porém, ao assentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não me compete concedê-lo; porque é para aqueles a quem está preparado. "

A resposta de Jesus mostrou ponderação, que, segundo os dicionários, é reflexão, consideração, tino, prudência, juízo, bom senso. Equilíbrio apresentado entre forças que se opõem entre si. É como se fosse colocar ideias numa balança, "pesando" os prós e os contras.

a) que quereis que eu vos faça? (Saber ouvir, deixar que falem)

Os melhores líderes, no mundo, sabem que o exemplo de Cristo deve ser seguido. Um líder empresarial nacionalmente reconhecido, chamado Villela da Matta, aconselha os líderes em formação, com as seguintes palavras: "Tenha consideração pelas opiniões de seu interlocutor e demonstre respeito por ele. Crie condições favoráveis para a outra pessoa expressar livremente suas convicções e não deixe que a discussão seja levada para o lado pessoal. Compreenda de fato o que o outro transmitiu para então questioná-lo. Dessa forma, você evitará interpretações infundadas. O importante, além de saber ouvir com atenção, é ter a capacidade de aceitar as pessoas como elas são." (2)

Waleska Farias, autora do livro "O líder Integral" em entrevista à revista Exame, diz o seguinte: "Não é difícil perceber que para liderar pessoas, antes, é necessário compreendê-las. A premissa básica do líder é desenvolver seus colaboradores e, para que isso seja possível, é preciso haver o entendimento, na condição humana do profissional, da sua integralidade, e dispor-se a acolher suas necessidades e expectativas pelo viés pessoal e profissional." (3)

b) não sabeis o que pedis

O chefe não precisa ser autoritário. É certo que o chefe deve ser o mais informado, sensato, sábio. Mas os liderados têm anseios, e às vezes têm ideias que à primeira vista parecem insanas. Mas quando ouvimos, podemos identificar o que está por trás daquele anseio, e assim ajudá-los a mudar de pensamento. Jesus não reprovou os filhos de Zebedeu por terem feito um pedido tão inadequado. Ele ouviu, levou-os a ponderar na implicação de almejar uma posição tão elevada no reino, e finalmente esclareceu que não cabia a ele, mas a uma autoridade superior (ao Pai), escolher os que iam ocupar este lugar de honra no Reino de Deus.

III - Exemplo de Dedicação (41-45)

"Ouvindo isto, indignaram-se os dez contra Tiago e João. Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos."

a) o líder cristão não é dominador

O bispo do Conselho geral da Igreja Metodista Livre do Brasil - José Ildo Swartele de Mello, acredita que "Um líder verdadeiramente cristão não tem o desejo de liderar, mas é pressionado a aceitar uma posição de liderança pelo chamado interno do Espírito Santo e pela pressão das circunstâncias externas. Pois aquele que tem a ambição de liderar está desqualificado para ser líder. O verdadeiro líder cristão não tem o mínimo desejo de mandar na herança de Deus, mas é humilde, gentil, possui espírito sacrificial, pronto para liderar como para ser liderado, quando se deparar com alguém mais capacitado que ele ou em posição de comando. Pois, só quem sabe ser submisso, pode também liderar com excelência." (4)

O chefe de família, por exemplo, é um líder no seu lar, mas ele não pode ser um dominador. O marido não tem poder nem sobre o seu próprio corpo, conforme 1Coríntios 7.4: "A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher."

b) para ser o maior no reino de Deus tem que ser o menor aqui na terra

A Bíblia nos conta uma história importante sobre submissão com sabedoria, em 1Sm 25.2-34. Abigail era submissa ao seu marido, Nabal, mas também era autoridade sobre os servos de sua casa. Ela agiu com sabedoria, liderando seus servos, e indo se humilhar diante de uma autoridade maior, Davi, que estava prestes a se tornar rei de toda a nação. Agindo assim, ela poupou seu marido, sua família, seus servos, e o próprio futuro rei de uma grande tragédia. Ela soube ser submissa e líder ao mesmo tempo, dentro do seu campo possível de atuação.

Tão importante quanto ser um líder, é aprender a ser submisso com sabedoria. Olhando mais atentamente para o texto, vimos um outro herói, anônimo: o empregado que, vendo que seu senhor Nabal agia errado, falou com a segunda autoridade da casa, Abigail. Imagino o que deve ter se passado na mente daquele homem, humilde, sem poder nenhum para mudar o rumo da iminente tragédia que estava para sobrevir aos habitantes da fazenda onde habitava. Possivelmente orou, pedindo a Deus proteção, e, num lampejo, lhe veio a Ideia: "vou falar com a dona Abigail. Quem sabe ela poderá fazer alguma coisa?". Esta simples decisão mudou toda a história.

Nós, que temos sido colocados por Deus em posição de liderança, saibamos seguir o exemplo do Senhor Jesus, sendo corajosos para tomar a iniciativa, ponderados quanto à nossa posição e autoridade, e dedicados a servir em primeiro lugar. Nós que estamos sob autoridade, sejamos sábios para escolher nossos líderes, quando isto é possível. Quando não é possível, e quando os que nos lideram estiverem errados, peçamos a Deus sabedoria, e façamos o que estiver ao nosso alcance para manter a paz. E acima de tudo, vamos nos render ao que é o Senhor dos senhores, Jesus Cristo, e deixar que ele nos guie para a vida eterna.

(1) Disponível em: http://pasdemasque.blogspot.com.br/2010/02/james-warren-jim-jones-templo-do-povo.html - Acesso em: 25/09/2015.
(2) Villela da Matta - A Arte de Saber Ouvir - Disponível em: https://www.sbcoaching.com.br/blog/comportamento/arte-de-saber-ouvir/ - Acesso em: 26/09/2015.
(3) Waleska Farias - autora do livro O líder Integral, em entrevista à revista Exame - disponível em: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/sidnei-oliveira/2014/10/31/o-lider-integral/ - acesso em: 26/09/2015
(4) O líder cristão, um humilde servo - Bispo José Ildo Swartele de Mello - disponível em: http://reformados.com.br/o-lider-cristao-um-humilde-servo/ - Acesso em: 26/09/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do serviço? Não!!!? Poste seu comentário, queremos melhorar.